Olá amigos!

Primeiramente um FELIZ 2012 a todos vocês! Muita saúde, paz, sucesso e, principalmente, Deus no coração e no controle de suas ações...

Bem-vindos a este modesto espaço criado para debater um pouco sobre o Futebol Cearense, principalmente sobre o Fortaleza esporte Clube.

Senti a necessidade de poder expor um pouco da minha opinião pessoal e abordar alguns assuntos que nos sites que eu colaboro não ficaria ético e nem dentro daquilo que os sites têm como proposta.

Aqui eu quero mais é colocar a boca no mundo mesmo e dividir isso com quem interessar. Pretendo que aqui funcione como uma espécie de "papo de arquibancada", onde o torcedor fala o que pensa, sem rodeios, regras ou demagogias.

Espero, de certa forma, contribuir com alguma informação e trocar idéias, sugestões e críticas com os visitantes deste Blog. Portanto, podem comentar sempre que puderem!

Um cordial abraço a todos! Saudação Tricolores e Força Tricolor!

domingo, 26 de setembro de 2010

Uma história repleta de grandes títulos



TIME VENCEDOR (18/10/2010)
Torcedores e jogadores comemoram o título Estadual de 2000 que interrompeu um jejum de sete anos sem conquistas do Tricolor do Pici
LUÍS CARLOS MOREIRA( Zagueiro cherifão Denilson levanta a taça)

18/10/2010 - 92 anos de glórias


Desde o torneio início de 1918 da LMCF até hoje, o Fortaleza se tornou o maior ganhador de títulos do Estado

Ao longo da sua história, o Fortaleza conquistou títulos importantes. O primeiro deles foi o torneio início da Liga Metropolitana Cearense de Futebol (LMCF) — quando não existia ainda a Federação — disputado em 1918. Em 1920, veio a primeira conquista oficial, sob a direção de Alcides Santos, que liderou ainda a fundação da Associação Desportiva Cearense (ADC), depois Federação Cearense de Desportos e Federação Cearense de Futebol.

Com a Liga Metropolitana transformada em ADC, o Fortaleza começou a disparar na sua conquista de títulos estaduais. Nos nove primeiros anos de administração da ADC, o Fortaleza ganhou sete. Em 1921, o Tricolor garantiu o primeiro bicampeonato. Vale lembrar que os outros clubes importaram muitos jogadores e aquele que seria o bicampeão apostou na prata da casa e se houve bem.

Em 1922, foi vice, mas em 1923 veio a terceira conquista. Em 1924, o quarto troféu de campeão e o segundo bicampeonato para o clube das três cores. Em 1926, a equipe do Pici se torna novamente campeã e abre o caminho para o tricampeonato, 1926/27/28. Em 1929, o Fortaleza liderava o segundo turno e partia para o inédito tetracampeonato, porém abandonou a disputa no dia 06/08, declarando extinto seu departamento de futebol.

Na época, dirigentes e jogadores se transferiram para um outro clube, o Orion, que com a base do Tricolor, tornou-se campeão no ano seguinte. Segundo o livro “Futebol Cearense - Um Século de História”, de Alberto Damasceno, o Orion permanecia com dirigentes e jogadores oriundos do Fortaleza anterior. Registros dão conta de que surgiu um outro clube com o nome de Fortaleza, numa notícia publicada na edição de número 5050, de 18 de fevereiro de 1932, página 7 do Correio do Ceará.

O Fortaleza voltou a ser campeão de 1933/34. Em1946, após alguns anos longe dos títulos, surgiria a expressão “Tricolor de Aço”, que denominava uma equipe imbatível, que conquistou essa epíteto em face de haver se tornado vencedor do Torneio dos Campeões, no Rio Grande do Norte. O clube foi campeão em 1959 e bi de 1960, quando surge a figura de Otoni Diníz, outro dínamo dos tricolores. Em 1960, o Leão sagrou-se também vice-campeão da Taça Brasil. Em 1969, o clube foi outra vez vice-campeão dessa mesma competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário