Olá amigos!

Primeiramente um FELIZ 2012 a todos vocês! Muita saúde, paz, sucesso e, principalmente, Deus no coração e no controle de suas ações...

Bem-vindos a este modesto espaço criado para debater um pouco sobre o Futebol Cearense, principalmente sobre o Fortaleza esporte Clube.

Senti a necessidade de poder expor um pouco da minha opinião pessoal e abordar alguns assuntos que nos sites que eu colaboro não ficaria ético e nem dentro daquilo que os sites têm como proposta.

Aqui eu quero mais é colocar a boca no mundo mesmo e dividir isso com quem interessar. Pretendo que aqui funcione como uma espécie de "papo de arquibancada", onde o torcedor fala o que pensa, sem rodeios, regras ou demagogias.

Espero, de certa forma, contribuir com alguma informação e trocar idéias, sugestões e críticas com os visitantes deste Blog. Portanto, podem comentar sempre que puderem!

Um cordial abraço a todos! Saudação Tricolores e Força Tricolor!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Olho clínico de “JURANDIR BRANCO"

Bairro de SÃO GERARDO: Atlântico e Alagadiço (Foto).
No inicio: Jurandir se dedicava inteiramente ao seu time o “ATLÂNTICO” time de futebol do bairro do São Gerardo, hoje, Parquelândia, chamado “ATLÂNTICO”, de camisas listradas em preto e branco, e tinha como dono o maior desportista do bairro o “JURANDIR ALVES” que posteriormente, ficou conhecido como “JURANDIR BRANCO”.

(Foto)Zé Gerardo e Jurandir "Branco". Quando o Técnico das categorias de base do Fortaleza Esporte Clube o Moésio Gomes “O Paim”, que trabalhava como professor de Educação Física do Colégio Júlia Jorge, soube do trabalho que o “JURANDIR” realizava no esporte do bairro do São Gerardo.


Sabendo disso, o professor Moésio Gomes, compareceu a sua residência e o convidou para trabalhar nas Escolinhas de Futebol do Fortaleza Esporte Clube - O Leão do Pici.

Na época, o “JURANDIR” pensou muito, pois, não queria ir para o Fortaleza Esporte Clube, pela sua humildade, e o medo de trabalhar em uma equipe considerada grande do Futebol Cearense, mas, aceitou o convite e inicialmente trabalhou com as categorias, “Dentes de Leite” e “Escolinhas”, a qual o vários atletas do bairro tiveram a honra de participar juntamente com os existentes na época do “ATLÂNTICO” e “Alagadiço”, equipes do bairro e todos levados pelo próprio “Jurandir”.

Foi aí o inicio das “ESCOLINHAS DO FORTALEZA EC”, com o “JURANDIR BRANCO”, que ficou assim conhecido, pois, existia outro Jurandir “O Preto” que trabalhava na rouparia das categorias de base do Fortaleza Esporte Clube.Jurandir preparava atletas com dedicação, para entregá-los praticamente prontos para o Técnico do Juvenil Mozart Gomes, irmão do descobridor do Jurandir Branco o Moésio Gomes “O Paim”.

Os irmãos Moésio e Mozart Gomes foram ídolos da torcida tricolor e trabalhavam nas categorias de bases do Fortaleza Esporte Clube, revelando grandes atletas para o time do Pici.

Mozart Gomes foi Técnico do Juvenil do Fortaleza até 1977, a partir de 1978 o JURANDIR BRANCO assumiu a Direção Técnica do Juvenil, enriquecendo mais a galeria de troféus do clube da garotada.

Relembrem o Aspirante da época, dirigido pelo Moésio Gomes “O Paim”: CÍCERO (Goleiro), hoje, Professor de Educação Física do Colégio 7 de Setembro, PEDÃO de Crateús (Depois conhecido como Pedro Basílio), DORIM, NIVARDO e NETO – JOÃO CUNHA, JOSIAS e CLODOALDO (Colégio Municipal) ou BETINHO de Pacatúba – MAROMBA (irmão do João Cunha), VANOR, hoje, Médico e proprietário do Hospital e Clube de Futebol “Uniclinic” (VANOR CRUZ) e FONTOURA, que jogou em Portugal. Mais algumas revelações como, Zé Paulo "O Touro de Seu Tobias", César Rabelo, Louro, Luciano Oliveira, Joãozinho, Mimi, Alísio e seu irmão Alzir, Sidney (Tostãozinho), Batista (Ponta), Carlito e Badú (Irmãos), Wanderley (Goleiro) e Raimundo Crisóstomo (Irmãos do Marco Aurélio, ponta esquerda do Ceará SC), Cláudio Saraiva (Hoje, Advogado), Nunes e outros.

JURANDIR BRANCO, humilde, mas competente, é daqueles que não leva desaforo para casa e afirma “nunca me dei mal com esta atitude” em algum momento pensou em abandonar tudo, mas “o que não é bom para os mais fortes adversários é bom para o Fortaleza”, e o “JURA” como era carinhosamente chamado pelos seus amigos, continuou no Pici, realizando grandes trabalhos na revelação de atletas: além dos citados acima, mais estes: Hamilton Rocha, Sérgio Monte (Goleiro), Alexandre, Roner, Dudé, Izone, Cesídio, Viegas, Vicente, Haroldo (Flecha Ligeira), Clodoaldo, Erandir, Carlinhos, Amaral (Hoje, no Palmeiras de São Paulo e Seleção Brasileira Sub 20) e outros.

MAIS RECENTEMENTE: Osvaldo, Leandro, Adailton, Bambam, Bismarck, o goleiro Douglas, Marlon, Guto, Eusébio e OUTROS...

* TÍULOS DO JURANDIR ALVES "BRANCO":

- Categoria Dente de Leite - Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1970, 1971 (Bi), 1972 (Tri), 1973 (Tetra), 1974 (Penta), 1975 (Hexa) e 1976 (Hpta Campeão).

- Categoria Escolinha: Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1973, 1974 (Bi), 1975 (Tri), 1976 (Tetra) e 1977 (Penta).

- Categoria Juvenil: Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1978, 1980 e 1981 (Bi).

- Jurandir Alves "BRANCO" é um COLECIONADOR DE TÍTULOS na base do esforço e da modéstia.

* LUCIANO GONDIM NAS EQUIPES PROFISSIONAIS:
- Nas Categorias de Base do FORTALEZA ESPORTE CLUBE, com o Professor Moésio Gomes, Mozart Gomes e Jurandir Alves (Branco).
- Juvenil do TIRADENTES FUTEBOL CLUBE, com o Sargento Viana.
- Juvenil e Profissional do CALOURO DO AR FUTEBOL CLUBE, com o Sargento Viana, ainda tivemos a felicidade de participar de treinamentos com o maior ídolo de todos os tempos do Ceará Sporting Club, GILDO FERNANDES DE OLIVEIRA, no fim de sua Carreira.
- MAGUARY Esporte Clube, com o Coronel Othon Borges.
- QUIXADÁ FUTEBOL CLUBE, participando com os seguintes atletas: Oberdãn, Célio Cavaco, Jacaré, Xavante, César Holanda (Hoje, Médico da FCF) e o Messias Alencar, hoje, locutor Esportivo, Rádio Globo Fortaleza.

* EQUIPES AMADORAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário