Olá amigos!

Primeiramente um FELIZ 2012 a todos vocês! Muita saúde, paz, sucesso e, principalmente, Deus no coração e no controle de suas ações...

Bem-vindos a este modesto espaço criado para debater um pouco sobre o Futebol Cearense, principalmente sobre o Fortaleza esporte Clube.

Senti a necessidade de poder expor um pouco da minha opinião pessoal e abordar alguns assuntos que nos sites que eu colaboro não ficaria ético e nem dentro daquilo que os sites têm como proposta.

Aqui eu quero mais é colocar a boca no mundo mesmo e dividir isso com quem interessar. Pretendo que aqui funcione como uma espécie de "papo de arquibancada", onde o torcedor fala o que pensa, sem rodeios, regras ou demagogias.

Espero, de certa forma, contribuir com alguma informação e trocar idéias, sugestões e críticas com os visitantes deste Blog. Portanto, podem comentar sempre que puderem!

Um cordial abraço a todos! Saudação Tricolores e Força Tricolor!

domingo, 7 de novembro de 2010

Quem está no caminho do Fortaleza no Brasileirão 2011



A equipe do blog O Clube da garotada disponibiliza à torcida do Fortaleza um artigo especial sobre os adversários do Leão na Série C 2011.O Guia aborda, entre outros assuntos, as fichas técnicas dos 20 adversários do Leão, estádios, principais organizadas, posição no ranking nacional, desempenho na temporada anterior e na atual, contratações para a atual temporada, time-base, entre outros dados.


Com a colaboração de blogueiros, colunistas de sites e responsável pelas análises das equipes adversárias do Fortaleza esporte Clube, gradativamente aparecerão as atualizações dos elencos.A Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 será disputada provavalmente no segundo semestre de 2011.

A terceira divisão do futebol brasileiro deve manter o número de equipes (20 clubes) e o regulamento dos últimos anos - 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco equipes cada com jogos em turno e returno dentro dos grupos. Os dois melhores clubes de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto o último colocado de cada grupo será rebaixado para a Série D de 2011. A partir das Quartas de final os jogos são eliminatórios em partidas de ida e volta. Os clubes semi-finalistas garantem vaga na série B do Campeonato Brasileiro de 2011.

A Série C foi disputada pela primeira vez em 1981. A competição teve vários regulamentos e em alguns anos não foi disputada. O maior intervalo foi entre 1981 e 1988. Em 2000 não houve uma terceira divisão oficial. Naquele ano o Campeonato Brasileiro foi dividido em módulos que eram equivalentes às divisões inferiores, mas com a possibilidade de uma equipe do módulo inferior conquistar o título.

Clubes da Série C 2011 - Campeonato Brasileiro de futebol de 2011
Série C 2011 - Participantes confirmados:
Águia de Marabá
América-AM
Araguaína
Brasil de Pelotas
Chapecoense
Caxias
América-RN
Campinense-PB
CRB
Fortaleza Esporte Clube -CE
Guarany de Sobral -CE
Luverdense
Brasiliense-DF
Ipatinga-MG
Macaé
Madureira
Marília-SP
Santo André-SP
Paysandu
Rio Branco
Colocação na série B 2010
• 17º Brasiliense-DF 46
• 18º Santo André-SP 43
• 19º Ipatinga-MG 41
• 20º América-RN 41


Série C 2011 - 1ª Fase

-

Legenda:
P - Pontos | Pt - Pontos | J - Jogos | V - Vitórias | E - Empates | D - Derrotas | GP - Gols Pró | GC - Gols Cedidos | S - Saldo de Gols

1º e 2º lugares - Equipes classificadas às quartas-de-final da Série C 2011
3º e 4º lugares - Equipes eliminadas da Série C 2011
5º lugares - Equipes rebaixadas à Série D 2012

Primeira Fase da Série C 2011
Jogos do Grupo A da Primeira Fase da Série C 2011
-

Jogos do Grupo B da Primeira Fase da Série C 2011
América-RN
Campinense-PB
CRB
Fortaleza Esporte Clube -CE
Guarany de Sobral -CE


Jogos do Grupo C da Primeira Fase da Série C 2011
-

Jogos do Grupo D da Primeira Fase da Série C 2011
-

Quartas-de-final da Série C 2011
Jogos de ida das Quartas-de-final da Série C 2011
- 16:00
2º Grupo B x 1º Grupo A
A definir

- 16:00
2º Grupo A x 1º Grupo B
A definir

- 16:00
2º Grupo D x 1º Grupo C
A definir

- 16:00
2º Grupo C x 1º Grupo D
A definir

Jogos de volta das Quartas-de-final da Série C 2011
- 16:00
1º Grupo A x 2º Grupo B
A definir

- 16:00
1º Grupo B x 2º Grupo A
A definir

- 16:00
1º Grupo C x 2º Grupo D
A definir

- 16:00
1º Grupo D x 2º Grupo C
A definir

Semifinal da Série C 2011
Jogos de ida das Semifinais da Série C 2011
- 16:00
1º Grupo E x 2º Grupo F
A definir

- 16:00
1º Grupo G x 2º Grupo H
A definir

Jogos de volta das Semifinais da Série C 2011
- 16:00
1º Grupo F x 2º Grupo E
A definir

- 16:00
1º Grupo H x 2º Grupo G
A definir

Final da Série C 2011
Jogo de ida da final da Série C 2011
- 16:00
1º Grupo I x 2º Grupo J
A definir

Jogo de volta da final da Série C 2011
- 16:00
1º Grupo J x 2º Grupo I
A definir

* Horários de Brasília. A entidade organizadora pode mudar os estádios devido às inspeções e falta de laudos técnicos para realização segura dos jogos.

Ficha da Série C 2011 - Campeonato Brasileiro de futebol de 2011
Clubes - 20
Período - 2011
Campeão -
Vice-campeão -
Artilheiro - gols
Total de jogos -
Total de gols - em partidas
Média de gols/jogo -

Critérios para as vagas do Campeonato Brasileiro de futebol - Série C (3º Divisão)
• 4 equipes rebaixadas da Série B 2010
• 5º ao 16º colocado da Série C 2010
• 4 equipes promovidas da Série D 2010
Total = 20 equipes

Campeão da Série C 2011
-

Equipes que sobem para a Série B em 2012





Equipes rebaixadas para a Série D em 2012






Artilheiro da Série C 2011
-

O América Futebol Clube , amarga novamente o descenso para a série C,a Última vez que disputou foi em 2004.O Mecão deverá reunir forças e se espelhar no rival ABC para tentar o retorno imediato para a segundona.Será com certeza um dos principais adversários do Fortaleza Esporte Clube na disputa pelas duas vagas na primeira fase em disputa.O América Futebol Clube foi fundado em 14 de julho de 1915, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. Seu primeiro presidente foi o amazonense radicado em Natal, Francisco Lopes de Freitas. Curioso saber que as cores iniciais do time eram o azul e o branco, e não o vermelho e o branco atuais.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os Estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes do bairro da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

O primeiro título americano veio em 1919. Foi o primeiro campeonato de futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado. Três anos mais tarde, o clube conquistou seu segundo troféu e em 1926, abriu o caminho para o primeiro bicampeonato da competição. Na década de 50, a equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais duas ocasiões: 1951, 1952 e 1956, 1957.

Clube de Regatas Brasil

É mais conhecido por CRB e carinhosamente chamado de Galo por sua vibrante e apaixonada torcida.
É o maior clube esportivo de Alagoas, sua sede encravada no belíssimo bairro da Pajuçara, que é um dos cartões postais da capital dos alagoanos.
O Futebol é a sua principal atividade. O seu maior patrimônio é a sua imensa e fiel torcida. Destaca-se também no Vôlei brasileiro, com hegemonia absoluta nos cenários feminino e masculino locais, tendo conquistado o maior feito em 1969, ao sagrar-se campeão sul-americano feminino em Santiago do Chile. O clube ainda possui títulos de basquete, futsal, handebol, entre outras modalidades esportivas.

Estádio Severiano Gomes Filho

O Estádio Severiano Gomes Filho, está localizado no bairro da Pajuçara e funciona como centro de treinamento da equipe de futebol e para a realização de jogos. Recentemente recebeu uma nova arquibancada e passa por reformas na estrutura e concentração. Também na Pajuçara estão localizados: a sede administrativa do clube, a concentração Antonio Gomes de Barros e a loja do CRB.
Mascote:
                                                             Pássaro Galo de Campina


CAMPINENSE CLUB: FILHO ILUSTRE DA RAINHA DA BORBOREMA
Em 12 de Abril de 1915, cerca de 26 jovens bacharéis e empreendedores de Campina Grande, decidiram criar uma sociedade dançante, como forma de demonstrar o orgulho por sua terra natal e reunir todos aqueles que acreditavam no futuro promissor da Rainha da Borborema. O sugestivo nome  CAMPINENSE CLUB, foi uma indicação do advogado Hortênsio Ribeiro, aceito por unanimidade, e o ambicioso projeto desses jovens consistia em promover o desenvolvimento artístico, físico e cultural da cidade na primeira metade do século XX, como nos mostra o primeiro estatuto da agremiação:
“Art.1. Denomina-se ‘Campinense Club’ a sociedade fundada nesta cidade de Campina Grande, Estado da Parahyba do Norte aos doze dias de Abril de 1915.
Art. 2.  A sociedade compõe-se-à de número ilimitado de sócios, sem distincção de credos políticos ou religiosos e destina-se a :
a) – A trabalhar pelo desenvolvimento physico, moral e intelectual de seus associados.
b) – Promover solrées dançantes;
c) – Organizar grupos sportivos e dramáticos;
d) – Estreitar pelos meios de seu alcance a solidariedade das sociedades congêneres;
e) – Criar aulas de choreographia, uma biblioteca instructiva, promover conferências e preleções que incetivem a sociedade;
f) – Auxiliar os seus associados que cahirem   em indigência quando isso o permitam os seus cofres sociais;
g) – Organizar jogos permitidos em sua sede para divertimento de seus associados;
h) – Promover reuniões íntimas para estreitar as relações de seus associados.” (ESTATUTO DO CAMPINENSE CLUB-1915)

As sociedades dançantes constituíam um importante elemento de sociabilidade que se espalhava por importantes cidades do Brasil e que tinha como objetivos oferecer atividades físicas e culturais para seus sócios, como podemos perceber no estatuto de fundação do clube. O início do século XX foi assim marcado na Rainha da Borborema, pelo entusiasmo da chegada da ferrovia em 1907, importante “maquinaria de progresso e conforto”, pelo ciclo algodoeiro,  que nomeou monumentos e batizou Campina Grande como a Liverpool Brasileira, e também pela chegada do futebol, que como afirma o antropólogo Roberto da Matta em seu artigo “Antropologia do Óbvio” tem sido um elemento cultural significativo para o povo brasileiro. Conhecer o Campinense Club é mesmo reconhecer o espírito empreendedor que chegou a cidade de Campina Grande, ainda nos primeiros tempos republicanos.

A posse da primeira diretoria ocorreu no dia 30 de junho de 1915, no palco do Cine Teatro Apolo, tendo a frente do conselho diretor o renomado professor Severino Procópio. Em 1917 o então presidente senhor Arnaldo Albuquerque, criou um Departamento de Esportes surgindo assim o seu primeiro Team de  football que teve uma vida efêmera,sendo desativado meses depois. Porém, o Departamento de Futebol do clube foi reativado em 12 de Março de 1954, pelo médico Gilvam Barbosa e outros esportistas da cidade. Não tardou muito para que o clube criasse uma legião de admiradores em todo estado, tornando-se reconhecido nacionalmente pelos títulos estaduais e pelas exibições em competições nacionais. No ano de 1955 disputava a sua primeira competição organizada pela LCF e na década de 60 iniciava a arrancada para o HEXACAMPEONATO, maior conquista de uma agremiação futebolística em terras paraibanas...

Em 94 anos de existência, dos quais 56 anos apenas dedicados, a prática do futebol profissional, o clube cartola já coleciona, 18 títulos estaduais, 01 Vice-Campeonato Brasileiro da Série B (Década de 70), Torneios Regionais, clube paraibano pioneiro nas disputas de Competições Nacionais, primeiro clube estadual a conquistar acesso no III milênio para uma Divisão Especial do Futebol Brasileiro. O Campinense é orgulho da Paraíba.
Por Giovanna Lopes site oficial

GUARANY É CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE D

Em partida histórica para mais de 10000 expectadores, o Guarany sagrou-se como primeiro clube cearense a conquistar um título brasileiro.
Aos 25 minutos, o Cacique do Vale abriu o placar com Danilo Pitbull, que terminou a competição como artilheiro. Bismarck lançou, os zagueiros do América se atrapalharam com a bola, que sobrou para Danilo Pitbull marcar.
Aos 31, após cobrança de escanteio, Júnior Alves cabeceia no ângulo do goleiro Naylson, do América. O arqueiro foi na bola, mas não impediu o segundo gol sobralense. A torcida foi à loucura.
No segundo tempo, aos 4 minutos, América ameaçou reagir. Luiz Carlos cobrou falta, Vantuir se atrapalhou com a bola e Clailson, no rebote do goleiro sobralense, diminuiu o placar. 2 a 1.
Mas a reação acabou por aí. Aos 10, Wanderley recebeu uma bola açucarada de Danilo Pitbull e da entrada da área marcou um belo gol, ampliando a vantagem do Guarany.
Aos 17, o meia Jones, que havia acabado de entrar, recebeu cruzamento e fechou o placar para o Guarany: 4 a 1.
Com o placar elástico, antes mesmo do fim da partida a torcida já gritava "é campeão". O árbitro marcou 3 minutos de acréscimo, dando um pouco mais de ansiedade à torcida, comissão técnica e jogadores, mas aos 48 deu-se o alívio e a certeza do grito de "é campeão".
A PREMIAÇÃO
A CBF até havia montado um palco para entrega do troféu e das medalhas, fato que até anunciamos e colocamos foto no Twitter. Entretanto, devido a uma liminar que proibia a entrega de premiação após a partida, qualquer que fosse o seu resultado, o palco foi desmontado e a premiação ao Guarany ficou comprometida.
Contudo, a Federação Cearense de Futebol, presidida pelo Dr. Mauro Carmélio, a fim de evitar uma comemoração de título sem troféu, trouxe o troféu Governador Cid Ferreira Gomes para a comemoração. A entrega do troféu ao capitão Vantuir foi feita pelo próprio Governador. Após a entrega, os jogadores deram a tradicional volta olímpica, onde foram aplaudidos por todos os torcedores presentes no estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário