Olá amigos!

Primeiramente um FELIZ 2012 a todos vocês! Muita saúde, paz, sucesso e, principalmente, Deus no coração e no controle de suas ações...

Bem-vindos a este modesto espaço criado para debater um pouco sobre o Futebol Cearense, principalmente sobre o Fortaleza esporte Clube.

Senti a necessidade de poder expor um pouco da minha opinião pessoal e abordar alguns assuntos que nos sites que eu colaboro não ficaria ético e nem dentro daquilo que os sites têm como proposta.

Aqui eu quero mais é colocar a boca no mundo mesmo e dividir isso com quem interessar. Pretendo que aqui funcione como uma espécie de "papo de arquibancada", onde o torcedor fala o que pensa, sem rodeios, regras ou demagogias.

Espero, de certa forma, contribuir com alguma informação e trocar idéias, sugestões e críticas com os visitantes deste Blog. Portanto, podem comentar sempre que puderem!

Um cordial abraço a todos! Saudação Tricolores e Força Tricolor!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Joias desperdiçadas no Fortaleza - Talentos da categoria de base reforçam outros times



O Fortaleza também é conhecido como o Clube da garotada. O apelido está diretamente relacionado ao desenvolvimento de jovens com talento no clube, mas, eles acabaram não sendo aproveitados pelo próprio Leão.

Os resutados obtidos na categoria de base do Tricolor reforçam a tese de que, dos campos do Pici, brotam sementes que geram bons frutos no futebol. O ápice foi quando, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2008, o Fortaleza bateu o Corinthians nos pênaltis e avançou para as quartas de final da competição.

Mesmo com as joias sendo descobertas, o aproveitamento é baixo no Pici. Hoje, 6 jogadores que se destacaram nas categorias de base nos últimos anos, fazem parte do elenco de outros clubes e obtem bons resultados em terras distantes de Fortaleza. O grande exemplo é o atacante Ari. O jogador veste a camisa do Spartak Moscou e foi para a Rússia após ter sido destaque na Suécia e na Holanda.


No ano de 2011, a base será bastante explorada. A falta de recursos devido a eliminação ainda na 1º fase da Série C deste ano, vai obrigar o clube a apostar alto nos talentos da casa.O CT IFEC - Instituto Fortaleza Esporte e Cultura irá receber toda a categoria de base já em 2011 com a administração do Ex-Presidente Ribamar Bezerra e com o apóio do futuro CD e e da presidência da executiva. Resta saber se, pressionados para dar a volta por cima, os atletas irão corresponder a altura.

Onde estão?!

Ari - Spartak Moscou/RU

Adaílton - Vitória/BA

Amaral - Duque de Caxias/RJ

Duylio - Vitória/BA

Marcos Bambam - Vitória

Marllon - Vitória


“Estamos nos preparando e com certeza vamos ter mais uma grande participação”



O técnico da equipe Sub-18 do Fortaleza Esporte Clube, Jorge Veras, falou sobre a preparação do time para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e apontou o caminho para o melhor aproveitamento das Categorias de Base do clube.

Em entrevista na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho, ontem à tarde, o treinador demonstrou otimismo em uma boa campanha da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior. “A competição começa no início de janeiro. Estamos nos preparando bem e com certeza vamos ter mais uma grande participação”, garantiu.

Perguntado sobre a importância do Centro de Treinamento Ribamar Bezerra para a revelação de novos valores para o clube, Jorge Veras comentou: “O CT está quase pronto. Em janeiro já devemos estar utilizando completamente. Já utilizamos os campos, só falta mesmo os atletas se instalarem lá e vai ser muito importante para o Fortaleza poder descobrir novos atletas”.

Sobre a perspectiva de no próximo ano os atletas das Categorias de Base terem cada vez mais oportunidade na equipe principal, Jorge Veras falou: “Na conquista do Tri e tetracampeonato já tivemos atletas, como Guto, Douglas e Bismarck, que foram peças importantes. Não seria louco de dizer que é possível utilizar um time inteiro formado na base, mas com alguns nomes experientes poderíamos montar um grande time com os atletas daqui”.

Jorge Veras falou ainda sobre os fatores que levam muitos atletas revelados nas Categorias de Base a não emplacar. “Muitas vezes, o jovem atleta precisa de um pouco mais de tempo e oportunidade para se firmar. Falta um pouco de paciência com o atleta da base. Mas com os atletas contratados a peso de ouro, se espera bem mais tempo, até eles se adaptarem na equipe”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário